Organização Total: Categorização Pessoal

Vamos imaginar o seguinte cenário. Você vai numa estrada para si desconhecida, numa cidade desconhecida e pretende chegar a determinado destino. Tem várias opções: tem o GPS ligado, pergunta por direcções ou então consulta um mapa. Na ausência das duas primeiras, o mapa é a melhor solução para si. E se em vez de ser chegar a um destino você quisesse descobrir determinado documento ou ficheiro no seu computador? Não seria útil um mapa com todas as informações que precisa para lá chegar? O mapa que você vai precisar chama-se Categorização Pessoal e poderá ser aplicado a todos os níveis da sua organização, quer esta seja a nível físico (documentos, livros, etc.) quer a nível digital (fotos, ficheiros, filmes, etc.).
A Categorização Pessoal ou Taxonomia Pessoal deve ser simples mas não simplista: deve ser de fácil compreensão e assimilação mas simultaneamente deve cobrir todos os campos da sua organização pessoal. Deve poder classificar todos os tipos de informação que você possui e fazer com que o seu acesso seja feito de uma forma quase automática. Acima vemos um breve exemplo de uma possível separação por categorias ou categorização pessoal.
O primeiro passo é definir as áreas de informação do seu interesse, da maneira mais abrangente e hierárquica possível, dividindo as informações por fontes, empresas, interesses ou outras. Pode também realizar a categorização por assuntos gerais, tendo em conta a forma mais confortável para você separar os temas. A maneira mais fácil de organizar e representar a sua categorização pessoal é através de um mapa mental como o representado na imagem acima.
Algumas dicas para elaborar a sua própria categorização pessoal:
– Crie as categorias ou ramos principais, mas não exceda uma máximo de 10;
– As categorias principais não devem ser ambíguas pois caso contrário podem causar confusão na hora de classificar a informação;
– Utilize nomes fáceis de memorizar;
– Evite ultrapassar 4 sub-níveis na hierarquia.
Se o ajudar, numa primeira fase de aplicação da nova categorização pessoal, imprima o mapa mental.
De futuro aprofundarei o tema e as suas adaptações para a sua organização a nível físico, digital e do conhecimentos. Os vários níveis da sua organização.
A grelha está bem feita e bem distribuída.
É uma excelente dica para quem começa do zero nesta odisseia que é a organização.
Obrigado Marisa.
Continua atenta às dicas que vão surgindo!
Gostei desta primeira para da organização, tem como mandar no meu e-mail um resumo completo sobre organização física, lógico e conhecimento se puder me enviar vou ficar agradecido.
um abraço