Começar a ser Organizado

O processo de organizar deve ser precedido por um processo de desatulhar. Se apenas se organizar, tudo o que irá conseguir são bonitos montes de entulho. O método consiste em três passos.

três montes

A primeira coisa a fazer é escolher a área que se quer desatulhar. Não tente fazer muito de uma só vez. Foque-se na zona onde a confusão lhe causa maior stress. (Usaremos como exemplo um roupeiro, mas pode começar por uma simples gaveta, a cozinha, os seus ficheiros, ou qualquer outra coisa). Reserve algum tempo para dedicar a esta tarefa para analisar cada artigo do espaço atulhado. Deve colocar cada artigo num dos três montes: o monte “gosto e uso“, o monte “reciclagem” e o monte da “incerteza“.

O monte “gosto e uso” requer pouco esforço. Deve colocar neste monte as coisas que sabe imediatamente serem essenciais para si por lhe dar muito uso. Por exemplo, umas calças de ganga que usa uma vez por semana pertencem lá.

O monte “reciclagem” também deve ser simples. É para os artigos que imediatamente sabe que se deve livrar deles. Algo que não use há mais de um ano pertence a esse monte. No final este monte poderá servir para reciclar (coisas que não lhe sirvam mas que estão em boas condições para serem usadas por alguém, oferecer para caridade ou outra coisa) ou para o lixo (caso as coisas não estejam nas melhores condições e você se questione porque ainda as tinha guardadas).

O último monte é o mais traiçoeiro, mas é a chave para este sistema. No monte da “incerteza” vão estar coisas que não gosta ou que não usa frequentemente, mas que acaba por encontrar uma razão para não deitar fora. Muitas pessoas nunca vestem uma determinada peça de roupa, mas não a deitam fora por ter sido uma oferta de alguém querido. Esses artigos vão para o monte da incerteza. Este não é um monte destinado ao lixo, por isso não tenha medo de colocar artigos neste monte.

pratique a vida sem o artigo

As coisas no monte “gosto e uso” podem voltar ao armário ou à área que estiver a organizar. É claro que as vai organizar da melhor maneira, mas isso será tema para outro dia. Os artigos do monte da “incerteza” deverão ser guardados separadamente. Deve guardá-las cuidadosamente em caixas de arrumação. Essas caixas devem ser seladas e catalogadas para posteriormente serem guardadas num espaço de armazenagem que não provoque confusão. Se um mês depois se lembrar que precisa de alguma das coisas guardadas saberá onde as encontrar. Por outro lado, se depois de meio ano, ou um período que achar confortável, continuar sem lhes ter tocado pode reavaliar este monte e tratá-lo como um monte de reciclagem. Não se sentirá, prometo. Depois deste período em que viveu sem ver as coisas, se não sentiu a sua falta, não irá sentir depois de reciclar. Praticar viver sem as coisas vai ajudá-lo a passar para um espaço desentulhado.

sistemas de organização

O último passo é elaborar um sistema simples para que não volte a atulhar esse espaço. Esta é a parte onde, depois de desentulhar começa a ser (e ficar) organizado. Este blog servirá para partilhar dicas e sistemas para que consiga ser e ficar organizado.

Depois de ultrapassar estes três passos, e de as caixas do monte da incerteza terem desaparecido vai verificar que seu roupeiro estará muito mais simples. Não terá tantas dificuldades em escolher o que vestir porque todas as coisas que gosta e usa estarão visíveis à sua frente. Vai também aperceber-se que o roupeiro afinal não é assim tão pequeno. A melhor sensação será a sensação de leveza por se ter liberto de coisas que já não pertenciam à sua vida combinado com a segurança de que as coisas que necessita estão lá. Agora só resta aplicar o que aprendeu a todos os outros lugares que precisam de atenção e desentulhar e organizar.

Posted on: Janeiro 18, 2010, by : Bernardino Lima

2 thoughts on “Começar a ser Organizado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Connect with Facebook

Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookCheck Our Feed